BRASILEIRO DE 18 ANOS DO PSV SONHA REPETIR SUCESSO DE ROMÁRIO E RONALDO

20/03/2018

Mauro Junior em ação pelo PSV (Foto: Divulgação / PSV)

Mauro Júnior, atleta revelado pelo Desportivo Brasil e hoje atua pelo PSV da Holanda, recebe intervista da Globo Esporte.

Segue a matéria -

Por Raphael Sobral, Eindhoven, Holanda
19/03/2018 14h43 Atualizado 19/03/2018 14h43

A relação do PSV com o Brasil é forte. A sala de imprensa no estádio do clube, por exemplo, leva o nome de Ronaldo Nazário de Lima e ostenta um grande pôster do Fenômeno. Romário é o terceiro maior artilheiro da história da equipe com 115 gols. E agora o time de Eindhoven aposta em outro brasileiro: Mauro Junior, de apenas 18 anos. O garoto, que é figura importante do time que lidera o campeonato nacional com sobras, já sonha com voos mais altos na Europa e em repetir o sucesso dos ídolos do passado.

Mauro foi descoberto quando atuava pelo Desportivo Brasil. Foi disputar um torneio de categorias de base na Holanda e chamou a atenção do PSV. O clube holandês não perdeu tempo e acertou com o garoto, que se apresentou em Eindhoven em junho passado. Contratado para integrar o time B, não demorou para mostrar seu valor e logo garantir lugar na equipe principal. Por ela, inclusive, estreou com gol em outubro. De lá para cá, sua importância e minutos em campo só aumentaram.

- As coisas estão acontecendo muito rápido. Faz oito meses que estou aqui. Eu vim para o time B e graças ao trabalho estou conseguindo subir cada vez mais, ganhando muitos minutos em campo. Estou muito feliz.

Meia-atacante, tem na habilidade e velocidade seus pontos fortes (veja lances dele no vídeo abaixo). Ao chegar ao PSV, as comparações com Romário e Ronaldo foram inevitáveis, especialmente por parte da torcida nas redes sociais. Ambos iniciaram suas carreiras na Europa em Eindhoven. O garoto se esquiva do assunto, mas sonha em fazer o mesmo caminho.

- É uma motivação muito boa. Espero que um dia eu possa me tornar um Romário, um Ronaldo, mais pra frente, futuramente. Primeiro quero pensar aqui nesse momento. Vejo muitos vídeos dos dois quando estavam aqui. Eu ainda sou muito novo para querer me comparar a eles, mas se Deus quiser quero fazer a mesma trajetória.

Apesar da comparação com os dois artilheiros do passado, a inspiração para Mauro vem de ídolos mais recentes: Neymar e Philippe Coutinho.

- Eu gosto muito do Neymar. Assisto vídeos dele antes dos jogos, também do Coutinho. Os dois são destros, eu canhoto, mas a gente pode aprender cada vez mais com eles. Acredito que todo menino sonha ser um Neymar da vida. Ele é fora do normal.

"Tenho meta de jogar em time grande"

O PSV está muito perto de conquistar seu 24º título holandês. Após 28 das 34 rodadas disputadas, a equipe lidera o Campeonato com 71 pontos, contra 64 do Ajax, segundo colocado. Ser campeão da Holanda é um objetivo de Mauro, mas o garoto já sonha com voos mais altos na Europa.

- Minha cabeça está aqui ainda, primeiro em ser campeão. Depois a gente vê. Mas tem que ter meta, senão não evolui. Tenho meta de jogar em time grande: Barcelona, Madrid, Manchester City, United – conta.

O técnico Phillip Cocu, ex-meia da seleção holandesa, se mostra feliz com a evolução do brasileiro e a rapidez com que ele se adaptou ao futebol do país.

- Ele realmente mostra algo a mais, parece não sentir pressão e, além de seu talento, mostra muita força de vontade. Ele é muito rápido e está em todo lugar. Ele ainda é um garoto e precisamos prestar atenção, mas estou muito feliz com seu desenvolvimento – afirma o treinador.

Vida na Holanda

Há oito meses na Holanda, Mauro se diz adaptado ao novo país. Reclama do frio, que castigou a Europa nas últimas semanas, mas garante que “isso é o do menos”. O garoto utiliza o inglês, já quase fluente, para se comunicar dentro de campo, e está aprendendo holandês. Quando chegou, foi “adotado” por uma família holandesa que conheceu quando disputou um torneio com o Desportivo Brasil em Nuenen, cidade vizinha a Eindhoven.

- Eu vim pra cá com o Desportivo Brasil disputar um campeonato. Fiquei na casa deles e mantivemos contato. Quando eu acertei com o PSV a gente conversou, eles entraram em contato com o clube e aí deu tudo certo. A família é muito boa pra mim, estava morando na casa deles. E agora que minha família chegou estamos indo para um apartamento.

Convocado para a seleção brasileira sub-20 para amistosos contra o México no fim do março, Mauro aguarda definição do PSV para saber se poderá se apresentar em Manaus. Em ano de Copa, já alimenta o sonho de um dia vestir a camisa da seleção principal.

- Fiquei muito feliz, já participei da seleção antes, estou muito feliz de poder voltar. A gente está sempre sonhando com a principal. É muito difícil de estar lá, então tem que trabalhar muito para chegar.

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/brasileiro-de-18-anos-do-psv-sonha-repetir-sucesso-de-romario-e-ronaldo.ghtml

Fonte: GloboEsporte